agora também tô no medium!

O feminismo negro é necessário?

sábado, 21 de julho de 2018



INDICAÇÃO DE LEITURA: "QUEM TEM MEDO DO FEMINISMO NEGRO?"


Autora: DJAMILA RIBEIRO
Título original: QUEM TEM MEDO DO FEMINISMO NEGRO?
Páginas: 152

Lançamento: 08/06/2018

Selo: Companhia das Letras

A obra se inicia com uma autobiografia, onde a filosofa resgata sua relação dolorosa com o racismo na infância e na adolescência.
Ainda na adolescência, ela começa a trabalhar Casa de Cultura da Mulher Negra, lugar onde ela tem contato com mulheres negras escritoras, que a encorajam a ter orgulho de si mesmo e sua ancestralidade. Nesse momento ela também sente-se empoderada para sair da invisibilidade.

No conteúdo seguinte da obra, encontra-se uma coletânea de textos da autora publicadas no blog da Carta Capital ao longo dos anos. Esses texto são insurgências às ações raciais, de gênero e de classe, recorrentes nos dias das pessoas negras, tais como: violência, saúde, racismo, objetificação do corpo, descaso das vidas sob a omissão do Estado, processo de humanização, decorrente do mito da democracia racial, mito da mulher moderna, empoderamento feminino e outros.

(E quem é que tem medo? Quem reconhece que usufrui mais direitos, em detrimento de outros grupos - superexploração -, e teme perde-los)

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
INÍCIO | PRA TI SOU ELI | CUBO URBANO? | EU, VITIMISMO | ARQUITETURA | POESIAS | CONTATO


Desenvolvido por Michelly Melo
Ilustração por Gabriela Sakata
CUBO URBANO 2014 - 2018