Se minha casa falasse Ed.3 - Cozinha alternativa (pequena)

quarta-feira, 27 de junho de 2018
✅Se você ainda não leu a edição anterior, clique no título seguinte: "Organização/mudança simples para dormitório médio".

Conhecendo a planta:
  • As paredes possuem 3,20 m e 3,10 m lineares, totalizando 9,92 m quadrados;
  • Porta convencional, com 0,82 m livre para circulação e vidro fixo para iluminação;
  • As circulações são: bancada-mesa, aproximadamente 1,01 m /bancada-barril, aproximadamente 0,71 m /refrigerador-mesa, aproximadamente 1,04 m.

  = sala de estar

A proposta apresentada, possui alternativas, sendo na primeira a demolição da parede divisa da cozinha, somente se o comodo ao lado for de uso social (sala de estar); na segunda, pode ser removida a parede parcialmente, deixando uma parte na altura de mureta e na terceira, a parede pode continuar intacta, se por exemplo, ao lado da cozinha possuir um como de uso intimo (dormitório, ou mesmo de uso social, como o banheiro e outros).


Cozinha vista da sala
= parede à demolir

🚨 QUANDO HOUVER PAREDE À DEMOLIR: Certificar-se de que a mesma não possui função estrutural; não alcançar a verga da abertura (porta) e cinta de amarração da alvenaria.

Os eletrodomésticos são contemporâneos; a composição das cores, os quadros, luminárias, azulejo e cadeiras são retrô e a bancada com o suporte (como armário aéreo) pertencem ao modernismo.
A concepção dessa mistura, surge da intenção de usar/aplicar o que está ao alcance, o que permite que não necessariamente você siga essa linha a risca (mistura dos momentos).



O vidro fixado acima da porta, possui distancia de 0,20 m acima da porta e abaixo da laje - no minimo, pois existe verga e cinta de amarração. O mesmo possui princípios industriais, com esquadria marcante, em alumínio ou aço, na cor preta. Nessa posição contribui para aproveitamento de área de parede da bancada, o que é favorável, considerando o tamanho da cozinha. Este também pode possuir aberturas maxim-ar, proporcionando melhor conforto térmico com a evasão do ar mais quente.
🚨 QUANTO A ABERTURA EM EDIFICAÇÕES EXISTENTES: Certificar-se de que no local não possui instalações elétricas e/ou hidráulicas. Se houver, a abertura pode ser menor ou então abolida - mantendo a existente. 

O barril foi indicado como 'mesa' de apoio - com aplicação de tecido ou adesivo autocolante no tampo -, consequentemente, não obrigatório, dependendo de sua necessidade. 



O painel decorativo possui a mesma largura da mesa, 0,80 m. Ao fundo, pintura na cor concreto, podendo ser somente cinza com sobreposição de quadros criativos que podem ser impressos e aplicados em molduras que facilmente se encontra em lojas de utilidades domésticas (objetos de R$2,00 ou pouco mais), porém, se decidir comprar, apoie/priorize o trabalho independente/pequenas empresas dos amigos.
A proposta da lousa, possui inúmeras [f]utilidades: lembretes, mensagens carinhosas, baboseiras..



O suporte (como armário aéreo), foi confeccionado em aço com prateleiras de MDF e 'nicho' de caixote de frutas. O mesmo comporta também o microondas.




A mesa foi confeccionada em MDF em sua cor natural, com estrutura de aço.


Para os intimistas vegetais - ou paisagista fundo de quintal, como eu -, caminhe por um jardim digital para escolher um amigo que viva sem danos no ambiente desejado.






Onde encontrar e como produzir materiais/produtos aplicados:


Me conte o que achou?!!! Quais suas contra-propostas?

_
Notinhas:
1. Declaro que não farei nenhum serviço que isente a busca pelo profissional de arquitetura;
2. Esse ante-projeto (estudo) foi todo elaborado por mim, com suporte dos softwares SketchUp e V-ray;
3. Loja e blog/site indicados não possuem nenhuma parceria com o Cubo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.